21 maio 2009

AS ESTRATÉGIAS DE MANUEL ALEGRE


Manuel Alegre está a preparar um "congresso da cidadania". A iniciativa, segundo revelou ao DN o deputado do PS, deverá decorrer ainda este ano, mas só depois de terminado o ciclo eleitoral - ou seja, apenas depois das legislativas.
O congresso, segundo acrescentou, servirá, nomeadamente, para lançar a nível nacional a recolha de assinaturas para uma petição defendendo a possibilidade de candidaturas independentes à Assembleia da República. Os "alegristas" querem que o Parlamento discuta uma proposta nesse sentido e vão tentar alavancar a sua discussão nessa petição
(Diário de Notícias)
Pensou mal quem entendeu a atitude de Manuel Alegre como um gesto de abandono da táctica da dissidência e ouviu a voz de seus apaniguados como os mensageiros da boa vontade para levarem ao partido e seus apoiantes de facto a tranquilidade que merecem.
E ouve-se então afirmar que Manuel Alegre nunca traiu a confiança dos cidadãos-eleitores que o elegeram deputado porque nunca votou contra o que estava disposto no Programa Eleitoral do PS. Antes pelo contrário, sempre se opôs a que o Programa Eleitoral, ainda em curso, não fosse cumprido, afirmam.
Manuel Alegre nunca traiu a confiança de quem nele depositou a esperança de o ter na Presidência da República. Antes pelo contrário, mostrou uma coragem impar na nossa jovem democracia tendo levado até ao fim a sua determinação, dizem!
Manuel Alegre nunca traiu a confiança do Partido Socialista. Antes pelo contrário, cumpriu o mandato para que foi eleito e soube reconhecer o fim do ciclo que o elegeu sem cedências e sem abandonos, repetem!
Mas o que se passou é do conhecimento de todos e seria muita ingenuidade admitir que a vaidade do poeta, alimentada por um estranho séquito onde pontificam pessoas de qualidade, se ficaria por ali. Não! a estratégia é não dar tréguas a quem contrariou a sua vontade e não lhe estendeu o tapete vermelho para ele pisar rumo à Presidência de República. Depois de não ganhar a liderança do PS, todos os seus gestos têm sido de revolta mal contida, designadamente a candidatura à P.R. à revelia do PS. Terem rejeitado o grande Manuel Alegre pelo medíocre Sócrates, foi ultrage que deixou o ego do poeta dilacerado, tendo iniciado aí a sua trama da vingança... com verdadeira raiva! E continua com... o Congresso de Cidadania anunciado no D.N.
Veremos se Alegre consegue mesmo o seu intento: escavacar o velho P.S. e... em seguida, se ganhar essa coisa dos "independentes", dar uma traulitada no regime... (tanto que lutou por ele e nunca o deixaram ser protagonista institucional de primeiro plano! Só vice e sub...) Só que ele quer as coisas de mão-beijada, sem esforço... Porque não mete ombros à formação de um partido?... É isso! Dá muito trabalho... Entretanto vai canibalizando o PS: dentadinha aqui, mordidela acolá, sempre com o seu séquito de "vencidos da vida" a bater palmas, parecendo, porque é notório tratar-se de pessoas inteligentes, que o fazem por compaixão...

Sem comentários: