06 dezembro 2009

ACHO QUE ARMANDO VARA É UM HOMEM HONRADO E DE MUITO VALOR


Armando Vara é provavelmente das pessoas menos consideradas (digamos assim) pela nossa classe pensante (digamos assim também).Ninguém se atreve a mexer um dedo pelo homem de quem os jornais disseram ter recebido 10.000 euros para fazer um favor. Como a verba era ridícula, apareceu logo quem nos explicasse que um favor de 10.000 euros, multiplicado por 10, dá 100.000 euros. Nada mau para os professores/comentadores que semeiam pesadelos nas televisões.O importante era enterrar o Vara e quem falasse com ele.Durante semanas, o Vara foi o pasto predilecto de toda a comunicação social. Sem Vara, não havia primeira página nem abertura de telejornal. Até nos sítios mais inesperadas se fizeram piadas ao Vara ("salto à vara" - Jugular) e, no frenesim do auto de fé (ah pois, era desta massa que se faziam!), também houve quem confundisse robalos com salmões (o arrastão).
Mesmo agora, que a inventona dos 10.000 euros foi desmascarada (mais uma) e se revelam as faces escondidas por detrás da mentira, os poucos que se atrevem a defendê-lo não o fazem sem se benzer: "Não tenho grande simpatia por Armando Vara..." (O Jumento).

Pois eu, António Barroso, editor deste dar-a-tramela tenho, por Armando Vara, pessoa com quem nunca me cruzei na minha vida, apreço e consideração:
Primeiro - Porque tendo nascido nas inóspitas serranias transmontanas onde tudo falta e é precário, oriundo de famílias humildes, é um inconformado que quiz fugir ao destino da maioria dos seus conterrâneos e lutou, tendo, ainda na sua terra, chegado a empregado de balcão bancário, o que, para o seu meio, já era pouco menos que atingir o generalato.
Segundo - Com ambição quiz ir mais longe e vencer as muralhas da doutorolândiândia nacional que tudo afoga, limita e condiciona! Licenciou-se da forma que milhares de outros o fizeram, já é tratado pelo Dr Vara mas não aceite pelos curadores da estirpe e execrado pela rafeirada que presta vassalagem nesse fantasioso mundo dos doutores da mula ruça. A vida aqui é dura para os intrusos...
Terceiro - Inteligente, esperto e trabalhador, dirigente que com ele trabalhe parece não querer prescindir da sua eficiência e capacidade de acção, gratificando-o, como é óbvio, pelas suas valias e saberes . Claro que a doutorolândia não perdôa ao intruso que ainda por cima não perde aquele ar de bimbo matreco nem se desfaz da pronúncia de matarruano lá de riba...
Quarto - Quem troça, e desqualifica Armando Vara tem muitas hipóteses de ser um imbecil, inútil e invejoso e de o seu perfil encaixar perfeitamente nos qualificativos que pretende aplicar ao transmontano.
Tudo sem azedume... Deixem o Vara ou cheguem-lhe pela medida grossa se ele prejudicar alguém ou alguma coisa. Aí não tenham misericórdia! Mas isso parece não constar do curriculum do homem de Vinhais.
Mas é confrangedor ver a conceituada inteligência lisboeta a descarregar escopetas sobre o parôlo de trás-de-sol-posto, só porque se atreveu a exercer cargos pre-destinados aos aos meninos da Linha...
Até o preclaro Sousa Tavares, que não costuma ser mesquinho, molhou a sopa a fundo

Para quem não saiba e goste de ver o Vara achincalhado , visite o 31 da Armada e outros sitios afectos ao PSD e se gostarem inspirem-se e ajudem à festa
















Sem comentários: