22 fevereiro 2010

A LIBERDADE NO JORNAL DO SARAIVA

Sobre a liberdade de imprensa
Já que o assunto é pertinente e está em causa o Jornal do Saraiva, esclareça-se de uma vez o que é para essa gentinha a liberdade de imprensa. Se é a liberdade do dono do órgão de comunicação social e da direcção da redacção, ou se é a liberdade de cada jornalista no seio de uma redacção.
É que em toda esta polémica, o SOL mais uma vez fica mal na pintura(aliás borra a pintura toda enquanto pretenso garante(?!) da liberdade de expressão e seguidor dos critérios deontológicos(?!?!). Já não bastou a diferença entre o SOL português e o SOL angolano, acabando por ser bastante ingrato ver responsáveis do SOL a defenderem que não foi nenhuma censura por duas páginas do jornal angolano não serem iguais ao português. Para quem descobriu a liberdade de expressão como fonte de receitas, é engraçado ver o próprio jornal a censurar-se.
Mas, não bastando a censura no SOL angolano, o jornalista coordenador da delegação do SOL em Luanda demitiu-se –
notícia. É que este Sol quando nasce, afinal, não nasce igual para todos. Na realidade não passa de um pasquim mal amanhado que só serve interesses obscuros e permitiu ao arquitecto realizar-se a dirigir um arremedo de Jornal, dessa forma fazendo terapia das maleitas que apanhou no Expresso onde dava o nome mas não dirigia nada e apenas lhe permitiam escrever uns arremedos de editoriais que davam para a galhofa da semana inteira.
In Concreto

Sem comentários: