27 fevereiro 2011

QUE NOS TRARÁ O ENCONTRO DE SÓCRATES E MERKEL?



José Sócrates vai encontrar-se com Angela Merkel no próximo dia 2, em Berlim. O primeiro-ministro parte para este encontro bastante fragilizado pelo aumento da inflação, a recente escalada dos juros da dívida pública, que esta semana ultrapassou novos recordes nas emissões a cinco anos, com juros acima dos 7,4%, a escalada do preço do petróleo e a subida das matérias-primas. Mas é bastante provável que o encontro possa traduzir-se num terceiro fôlego para o primeiro-ministro português, já que a chanceler alemã nunca tornaria público um encontro que pudesse culminar num puxão de orelhas a outro chefe de governo de um estado-membro.
Fontes em Bruxelas contactadas pelo i consideram que Portugal vai ter de recorrer a ajuda externa mais cedo ou mais tarde, mas quanto mais tarde melhor, uma vez que a solução encontrada para a Grécia e para a Irlanda não foi suficiente para acalmar os mercados e por isso não serve a Portugal.
As mesmas fontes referem que a ajuda externa de que o país vai precisar terá de ser obtida num contexto diferente, já com mudanças significativas no Fundo de Estabilidade Financeira da União Europeia que permitam a obtenção de juros mais baixos; e que a própria dívida possa ser reestruturada se houver necessidade.



Sem comentários: