25 março 2011

PARA QUEM PRETENDE SER PRIMEIRO MINISTRO?!....

                                                     




Para além de revelar a falta de seriedade política por parte de quem há pouco tempo colocava como condição para aprovar o orçamento não ser aumentado o IVA, a proposta de Pedro Passos Coelho de resolver o problema aumentando este imposto revela também impreparação e incompetência. Pobres dos alunos das cadeiras que o líder do PSD lecciona, têm um professor que se gaba de ter sido o melhor aluno do curso de gestão (é uma pena que não tenha sido em Harvard) e não tem a mais pequena noção do que diz, é por estas e por outras que anda por aí muita gente com diplomas que valem menos do que as velhas acções da Torralta.
Para resolver as metas orçamentais capazes de superar as dificuldades financeiras o aumento do IVA teria de ser na ordem dos 10%, os 2% do limite de 1 ou 2% proposto por Pedro Passos Coelho não passam de trocos. Mas pior do que isso é ver alguém pensar que a receita fiscal são como os salsichas , mete-se a taxa de um lado e sai a salsicha do outro.
Antes de mais um aumento do IVA só contribuiria para agravar a recessão, correndo um sério risco de a contracção da actividade económica absorver a receita adicional esperada, isto é, de um lado cobrava-se mais sobre as compras e do outro fazer-se-iam menos compras. Por outro lado é sabido que o aumento do IVA estimula a evasão fiscal, como ficou evidente com o aumento de dois pontos decidido por Manuela Ferreira Leite, empurrando a actividade económica para o mercado paralelo.



Sem comentários: