13 dezembro 2011

DOENÇA MENTAL MUITO EXPRESSIVA NO TRABALHO

OCDE: Um em cada cinco trabalhadores sofre de perturbações mentais  Publicado hoje às 19:53


A conclusão é da OCDE, que alerta para o facto de as doenças mentais serem cada vez mais um problema que afecta a produtividade nas empresas.
No relatório intitulado «Doença no trabalho? Mitos e realidade sobre saúde mental no trabalho», a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) conclui que um em cada cinco trabalhadores sofre de perturbações mentais, como depressão ou ansiedade. Refere ainda que três em cada quatro trabalhadores com transtorno mental apresentam uma baixa da produtividade no trabalho.
O estudo surge no âmbito de um projecto mais amplo da organização, que pretende avaliar o desempenho dos sistemas de saúde mental nos países da OCDE.
Segundo o relatório agora divulgado, nos países da OCDE entre 30 a 50 por cento dos novos pedidos de pensão por invalidez são provocados por problemas de saúde mental. Quase metade das pessoas com doença mental grave, e mais de 70% das pessoas com um distúrbio mental moderado, não estão a receber qualquer tipo de tratamento.
A crescente insegurança no trabalho e a pressão das empresas sobre os trabalhadores pode fazer aumentar os problemas de saúde mental nos próximos anos, alerta a OCDE, defendendo a necessidade de uma nova abordagem por parte das empresas, que inclua boas condições de trabalho para reduzir e gerir melhor o stress. Acompanhar o trabalhador que está de baixa, ajudar a reduzir os conflitos no trabalho e assim evitar despedimentos desnecessários causados por este problema, são algumas medidas apontadas.
A OCDE lembra que os problemas mentais mais comuns têm tratamento, no entanto, na maioria dos países, os sistemas de saúde estão direcionados para o tratamento de doenças mentais graves como esquizofrenia, que representam apenas um quarto dos doentes.

3
8



Comentários

Sem comentários: