08 dezembro 2011

O ÁLVARO DA ECONOMIA DISSE ALGO?...

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, considera que os países mais endividados da zona euro precisam de uma injecção de liquidez por parte do Banco Central Europeu (BCE) em detrimento das emissões conjuntas de dívida, as obrigações europeias.
"Mais do que eurobonds, os países da União Europeia precisam de liquidez", disse o responsável ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.
"A Alemanha ainda não está a sentir, mas a maior parte dos países estão a ter problemas de liquidez. Por essa razão, o Banco Central Europeu deve desempenhar um papel mais activo".
Álvaro Santos Pereira revela assim que tem uma posição próxima da do Presidente da República, Cavaco Silva, que tem pedido claramente por um papel mais activo do banco de Frankfurt para combater a crise da zona euro.
Ao aproximar-se do Presidente, Álvaro afasta-se do seu chefe, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que tem continuamente rejeitado que um BCE mais interventivo é "um péssimo sinal" para os mercados, em sintonia com a posição ortodoxa de Angela Merkel e do Bundesbank que defendem, conforme os seus estatutos, que o banco deve ter como missão principal o combate da inflação na zona euro.Álvaro Santos Pereira considera que os países mais endividados da zona euro precisam de uma injecção de liquidez por parte do BC.
in O Jumento

Sem comentários: