15 janeiro 2012




SEXTA-FEIRA NEGRA


Não há coincidências. Clique na imagem.
O quadro é do Le Monde.
Etiquetas:


DUMPING


Durante seis anos consecutivos (a Era Sócrates), dezenas de bloggers da direita rasgaram as vestes contra a ASAE. Na versão moderada, promovida por alguns dos actuais membros do governo, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica era um sintoma de autoritarismo do Estado. Na versão radical, promovida por gente que está hoje a assessorar ministros e secretários de Estado, era um sucedâneo da Pide. Ainda me lembramos  de Portas a bramar no Parlamento contra a proibição dos galheteiros. Hoje, o regime não passa sem a ASAE, que não foi uma invenção de Sócrates.
Sócrates apenas mudou o nome à Inspecção-Geral das Actividades Económicas, entidade com mais de 70 anos nas suas diversas encarnações: em 1931 chamava-se Inspecção-Geral dos Serviços de Fiscalização dos Géneros Alimentícios, a seguir (1965) Inspecção-Geral das Actividades Económicas, depois (1984) Direcção-Geral de Inspecção Económica, depois (1993) outra vez IGAE, etc. Durante a campanha eleitoral, lembro-me de ouvir um tonto dizer que era preciso votar no PSD para correr com o Pinto Monteiro, acabar com as Novas Oportunidades e extinguir a ASAE.
Vem isto a propósito da operação ontem desencadeada pela ASAE junto dos hipers Continente e Pingo Doce, os quais estavam a vender leite abaixo do preço de custo, ou seja, a praticar dumping. Mas tudo isto é hoje música celestial para os tais bloggers que arrancavam as vestes...

Sem comentários: