21 fevereiro 2012

METEORITOS SEMEARAM A VIDA NA TERRA?

Meteoritos podem mesmo ter semeado a vida na Terra

Meteoritos podem mesmo ter semeado a vida na Terra

A possibilidade de terem sido meteoritos a trazer os ingredientes para o surgimento de vida na Terra tem mais provas a favor, depois do estudo de algumas amostras de meteoritos encontrados na Antártida.
O físico Michael Callahan, do centro Goddard de Astrobiologia da NASA, encontrou meteoritos que talvez tenham sido os responsáveis por semear a vida no nosso planeta. Estas novas evidências atribuem sentido À especulação de que a vida na Terra poderia ter sido semeada a e não simplesmente surgido.
Uma pesquisa publicada em agosto de 2011 numa revista científica americana sugere que os meteoritos são provavelmente a fonte de certos blocos de construção do nosso material genético na Terra - em maior diversidade e quantidade do que o que os cientistas pensavam anteriormente.
Michael Callahan adiantou agora que apesar desses núcleos de ADN já se conhecerem há cinquenta anos ninguém tinha ainda conseguido provar se eram de origem extraterrestre ou se se tratava de reminiscências da contaminação terrestre no meteorito.
As provas vêm de 12 meteoritos, nove dos quais aterraram na Antártida. Para além dos blocos de construção de ADN, eles evidenciam outras moléculas produzidas a partir de ingredientes simples encontrados no espaço: a água e o amoníaco.
Alguns produtos químicos dos meteoritos podem ter sido uma fonte crucial dos compostos orgânicos que deram origem à vida na Terra.
A investigação tem demonstrado que os aminoácidos existem no espaço e chegaram ao nosso planeta num meteorito. Mas tem sido difícil provar que os nucleobases encontradas em amostras de meteoritos não são devido à contaminação de fontes na Terra.
Foram detetados esses tais blocos estruturais de ADN em dois meteoritos, sendo que não foram encontrados em amostras de solo e gelo nas áreas próximas onde foram recolhidos, daí que se exclua a contaminação da terra para o meteorito. A origem extraterrestre da vida à face da Terra fica, assim, reforçada.
TVNET   16:47 | 2012-02-16

Sem comentários: