23 fevereiro 2012

UM PASTOR CERCADO POR LOBOS...




  • Papa Bento XVI termina visita à Alemanha
    EPA/Lusa
 O Papa Um pastor cercado por lobos, como escreveu o jornal do Vaticano num dos últimos editoriais. Quase a fazer 85 anos, Bento XVI está cada vez mais sozinho e debilitado. Nos últimos tempos vai de papamóvel para todo o lado para evitar esforços. Há quem especule que vai renunciar ao cargo em breve e que está a preparar tudo para ser sucedido por Angelo Scola.
Carlo Viganó Denunciou ao Papa – numa carta que chegou aos jornais – um esquema de corrupção e clientelismo no Vaticano, a que Bertone fechou os olhos. Para alguns, o seu objectivo de Viganó é forçar a renúncia de Bertone. Homem rigoroso, fez muitos inimigos.
Angelo Sodano
Nos últimos dias têm surgido referências a pessoas ligadas ao anterior secretário de Estado, o cardeal Sodano, que pretendem fazer cair Bertone, número dois do Vaticano. Há quem acredite que esse grupo esteja na origem das fugas de informação.
Angelo Scola
É actualmente uma das figuras mais próximas do Papa. Angelo Scola, cardeal de Milão, não morre de amores por Bertone. O ano passado, o número dois do Vaticano opôs-se à sua nomeação para cardeal da arquidiocese de Milão.
Tarcisio Bertone Viganó diz que pode ser um dos corruptos dentro do Vaticano. Bertone ganhou a confiança de Bento XVI e também foi seu número dois na Congregação para a Doutrina da Fé. A sua gestão é criticada: consta que se mete onde não é chamado e a relação com o Papa já teve melhores dias. Magister, um vaticanista, escreveu que o que Bertone tem feito são “invasões de campo de um apreciador de futebol”.
Darío Hoyos
O cardeal colombiano escreveu ao Papa para o avisar de que Paolo Romeo, cardeal siliciano, garantiu numa viagem à China que existirá uma conspiração que tem como objectivo matá-lo num prazo de 12 meses. A carta chegou à imprensa italiana.
Paolo Romeo O cardeal siciliano nega o conteúdo da carta de Darío. E é um homem ambicioso: em 2006 tentou ser eleito presidente da Conferência Episcopal Italiana e chegou mesmo a promover uma consulta aos bispos. Bento XVI desautorizou-o publicamente.

Sem comentários: