16 outubro 2010

MARX TINHA RAZÃO???

A crise em que estamos afundados será o resultado de uma espécie de litígio  que está a ocorrer,  uma guerra cambial entre o dolar e o Euro? Não será  por acaso, dizem os entendidos,  que a China anda a comprar os créditos sobre paises europeus...Ou tratar-se-a de um conflito entre as duas maiores potências: a China e ...os EUA, sendo que os EUA lutam pela sobrevivência de uma cultura financeira que pode ter chegado ao fim e a China luta para ocupar um lugar cimeiro no concerto das Nações.
Por enquanto o palco desta guerra situa-se no plano financeiro e longe das fronteiras do Império do Meio,mas  o tempo e a História terão algo a dizer num futuro muito  próximo.
A cultura chinesa de adaptação ao adversário, num cenário de luta, tem sido uma estratégia eficaz que, aliado ao efeito dissuasor do tamanho,  criaram as condições necessárias para um sucesso temporário. Mas a cultura norte americana é diferente, não se adapta antes elimina o adversário e não nos  admiraremos  se um dia destes não se repita o que aconteceu no passado ao Japão
 Será que estamos em plena  3ª Guerra Mundial travada nas trincheiras das bolsas de valores cujas acções,divisas, fundos e títulos são o arsenal bélico das potências em confronto?... Realmente faz muito  sentido e explicará o que está a ser vivido  nos dias de hoje... Ou será mesmo  o sistema capitalista no seu processo de auto-detruição conforme a previsão da análise marxista?

Sem comentários: