01 janeiro 2011

FARMVILLE






FarmVille é um jogo social baseado em Flash, neste caso um simulador de uma fazenda em tempo real, desenvolvido pela produtora Zynga. Embora o seu acesso possa ser feito pelo website da própria produtora, o grande sucesso do Farmville deu-se no momento em que foi disponibilizado como uma aplicação da rede social Facebook.
O objectivo do jogo é evoluir como um fazendeiro a administrar uma fazenda virtual, cujas atividades incluem o plantio, cultivo e colheita de diversas plantas, árvores e animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma fazenda.
Ao evoluir no jogo, os fazendeiros vão acumulando moedas virtuais, FarmVille Cash (uma espécie de "dinheiro especial") e pontos de experiência. As moedas virtuais são ganhas na relação de investimento-retorno da plantação de diversos tipos de sementes (entre frutas, legumes e flores), ou seja, se ao plantar abóboras na fazenda é necessário um investimento de 20 moedas e cada colheita lhe rende 40 moedas, o lucro do fazendeiro é acrescido à sua conta virtual. Da mesma forma, quanto mais se investe tempo no jogo, plantando e colhendo, mais pontos de experiência ganham os jogadores  que determinam a sua posição num ranking composto por todos seus "vizinhos" (amigos do Facebook que também jogam FarmVille). Muito do envolvimento das pessoas no jogo  dá-se  justamente pela competição para ver quem tem o ranking mais alto entre os fazendeiros (amigos do facebook).  Claro... isto é bom para quem não tem nada que fazer...



Sem comentários: