02 junho 2011

ACÓLITOS DE QUEM?

A direita anda sempre com os acólitos do PS na boca. Na sua visão do mundo, esses acólitos dominariam a imprensa e a bloga. No tocante a blogues, passo. As pessoas dão-se demasiada importância e perdem o sentido das proporções. Sejamos claros: os blogues respeitáveis, da esquerda e da direita, talvez influenciem 300 pessoas. Os acabritados proporcionam terapia de grupo a catervas de anónimos bipolares. Passemos então à imprensa.

Ponto prévio: não me incomoda que o jornal A ou B tenha colunistas alinhados todos para o mesmo lado. A ficção dos equilíbrios e dos contraditórios é uma ficção que ficou do pós 25 de Novembro. Interessa-me saber se o colunista X ou Y é legível (a larga maioria não é). A partir daqui, qual é o quadro?

No Diário de Notícias, em 30 colunistas, dezasseis são declaradamente anti-Sócrates. Desses, dois são nomes de expressão nacional: Vasco Graça Moura e Baptista-Bastos. Pedro Marques Lopes é um homem moderado, mas defende as cores do PSD. Dos restantes, os únicos que por norma não atacam o PS são Mário Soares, Adriano Moreira, Fernanda Câncio e Ferreira Fernandes. No Público é difícil distinguir entre colunistas e publicistas, mas vamos ater-nos a nomes conhecidos: José Manuel Fernandes, Helena Matos, Eduardo Cintra Torres, Santana Castilho e Pedro Lomba várias vezes roçam o insulto ao primeiro-ministro e ao PS; José Vítor Malheiros, bem como Luís Campos e Cunha, mais polidos, andam perto; Vasco Pulido Valente e Pacheco Pereira têm outra dimensão, mas ambos são declaradamente contra o PS e Sócrates. Rui Tavares escreve em nome do BE. Sobra Miguel Esteves Cardoso e Vital Moreira. No Correio da Manhã, com a excepção de Medeiros Ferreira, são todos anti-PS (e são às dezenas). No Jornal de Notícias, exceptuando Manuel António Pina e Mário Mesquita, nenhum dos dois morrendo de amores pelo PS, não encontro acólitos no batalhão de comentadores. Antes pelo contrário. No Expresso, exceptuando Miguel Sousa Tavares, Clara Ferreira Alves e Pedro Adão e Silva, o tom geral é anti-PS. Três (Henrique Raposo, Maria Filomena Mónica e Mário Crespo) exorbitam. Daniel Oliveira escreve em nome do BE. No Sol, só Inês Pedrosa defende as cores do PS. No i escreve muita gente, nenhuma a favor do PS. A isto, a direita chama o domínio do PS na imprensa. Sobre televisão nem vale a pena falar. E não, não estou nada preocupado com as charlas de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, as quais têm a vantagem de revelar know-how...

Portanto, se a mensagem (do PSD) não passa, é por incompetência dos mensageiros. O choradinho com os acólitos é simplesmente ridículo.

Sem comentários: