13 junho 2011

Presidência da República – 45 000€, por dia, é obra

Recebi via e-mail e… é demasiado gritante para que não partilhe convosco, embora para mim já não seja novidade, a verdade é que custa a acreditar, sobretudo num momento como este, no qual o depósito do meu carro deve ter dilatado com o calor, pois nunca levou tanto dinheiro em combustível como hoje.
“Ó meus Amigos,
O ‘Zé’ Mário Branco cantava, faz uns anitos já, assim – “Qual é a tua ó meu?…” E já agora… qual é a ‘vossa’?… Então fiquem-se lá com a ‘dele’… (a do senhor Silva…! [Jardim dixit ]) Fiquem bem… se for caso disso… 45 mil euros por dia para a Presidência da República.
As contas do Palácio de Belém
O DN descobriu que a Presidência da República custa 16 milhões de euros por ano (163 vezes mais do que custava Ramalho Eanes), ou seja, 1,5 euros a cada português. Dinheiro que, para além de pagar o salário de Cavaco, sustenta ainda os seus 12 assessores e 24 consultores, bem como o restante pessoal que garante o funcionamento da Presidência da República. A juntar a estas despesas, há ainda cerca de um milhão de euros de dinheiro dos contribuintes que todos os anos serve para pagar pensões e benefícios aos antigos presidentes. Os 16 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam Cavaco Silva entre os chefes de Estado que mais gastam em toda a Europa, gastando o dobro do Rei Juan Carlos de Espanha (oito milhões de euros) sendo apenas ultrapassado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela Rainha de Inglaterra, Isabel II, que ‘custa’ 46,6 milhões de euros anuais. E tem o senhor Aníbal Cavaco Silva, a desfaçatez de nos vir dizer que “os sacrifícios são para ser ‘distribuídos’ por todos os portugueses”… …‘Atão’ tá bem ó meu!… (…? E não se pode ‘privatizar’ a Presidência da República ?…)”

45 000€, por dia, é obra Fernanda Pedroso


Sem comentários: