05 setembro 2011

SOS - RECESSÃO À VISTA

                                                                                                                                     

Bárbara Barroso
in  Dinheiro Vivo
Um número bastou para fazer com que as bolsas interrompessem o rally de quatro sessões. O desemprego nos EUA estagnou, em Agosto, nos 9,1%, fazendo soar os alarmes de que a recessão poderá ser uma realidade bem mais próxima. Os receios fizeram que os investidores saíssem dos activos de maior risco, pressionando as bolsas.No Velho Continente, a Grécia confirmou que falhou o objectivo do défice para 2011.
O PSI-20 encerrou a semana em contraciclo com as congéneres, suportado pela EDP. A alemã E.ON está interessada na privatização da eléctrica, o que fez disparar as acções mais de 7%. Contas feitas, e o índice nacional acumulou um ganho semanal de 3,43%, com a EDP e a Zon a serem as estrelas da semana com valorizações de 15% e 10% respectivamente.
Na próxima semana, as atenções vão estar viradas para #o Banco Central Europeu, que vai anunciar se mexe ou não nos juros (é esperada a manutenção da taxa nos 1,5%) e irá revelar o outlook para a Zona Euro. Um dado importante que poderá mostrar se terá de ser accionado, ou não, o SOS de recessão à vista. por Bárbara Barroso
Especialista em banca e mercados

Sem comentários: