26 dezembro 2011

O ESPIRRO E A SAÚDE...

Tomar café, espirrar e praticar sexo aumentam o risco de derrame cerebral


Um estudo médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, identificou oito fatores que aumentam o risco de derrame cerebral devido à ruptura de um aneurisma. O primeiro posto da lista é ocupado pelo consumo de café, ao que foi atribuído 10,6% das hemorragias, segundo publicou a revista Journal of the American Heart Association. Na sequência vêm os exercícios físicos pesados (7,9%), espirrar (5,4%) e praticar sexo (4,3%). Fazer esforços para defecar, assustar-se, consumir refrescos de cola e ficar nervoso completam a lista de causas.

Segundo os pesquisadores, que estudaram 250 pacientes durante 3 anos, cada um destes fatores causam um aumento súbito da pressão arterial, o que supõe um risco muito conhecido de acidentes cerebrovasculares.

Este estudo só analisa os fatores que levam à ruptura de um aneurisma, mas não suas causas. Calcula-se que uma de cada 50 pessoas tem um aneurisma cerebral, mas nem todos chegam a estourar. Tudo aponta para que a hipertensão ocasionada pelo excesso de peso, o tabagismo e o sedentarismo debilitem as paredes das artérias.




Leia mais: http://www.ndig.com.br/item/2011/05/tomar-caf-espirrar-e-praticar-sexo-aumentam-o-risco-de-derrame-cerebral#ixzz1hgEzHupQ

Sem comentários: