28 dezembro 2011

O GOVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO



 bando metralha dos laranjinhas da gomes teixeira
 O secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde garantiu hoje que menos portugueses vão pagar taxas moderadoras, devendo ficar de fora desta obrigação um milhão de portugueses, num debate aceso no Parlamento sobre esta questão. O debate sobre o aumento das taxas moderadas foi iniciado por João Semedo do Bloco de Esquerda, no dia que marca o final do debate da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2012, que afirmou que "mais portugueses passarão a pagar taxas moderadoras" e que estas "passarão para o dobro ou mais do dobro" das que estão em vigor.
"Este é o primeiro passo para meter os portugueses a pagar os seus gastos de saúde para além do que já pagam nos seus impostos. Sabendo que não moderam, pretende agora transformá-las num instrumento de financiamento do Serviço Nacional de Saúde", acusou João Semedo, o qual garante que,  particularmente os doentes crónicos,  irão pagar mais taxas moderadoras.
O secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, começou por responder ao deputado de forma corrosiva, agradecendo de forma irónica que os deputados falassem de taxas moderadoras e garantiu que  "muito menos portugueses irão pagar taxas moderadoras".
"Verifico com agrado que os senhores não leram a legislação, ou leram mal. Na realidade muito menos portugueses pagarão taxas moderadoras, porque nós mudamos a fórmula de cálculo", disse, explicando que alargaram as taxas a quem efectivamente pode pagá-las, e que de fora fica um milhão de portugueses.
Teresa Caeiro, do CDS-PP, respondeu ao deputado do Bloco acusando a bancada de populismo e demagogia e garantindo que estas mudanças introduziram "mais justiça e equidade", e que nestas foi preservada a gratuitidade para grávidas e crianças até aos 12 anos,,, e os velhos?... Vão para a roda ou... leprosaria?... Esta direita ranhosa da caridadezinha que nos governa e não larga o osso...

Sem comentários: