27 março 2010

FADOS - EDIÇÃO DOCUMENTAL

Mais de 25 gravações nunca editadas em CD
Compilação inédita reúne 20 anos de fado em edição de luxo

A vontade surgiu e a obra nasceu. José Manuel Osório, um dos maiores investigadores nacionais na área do fado, passou a pente-fino 20 anos de gravações sonoras da mítica editora Alvorada e encontrou, segundo o seu critério, algumas das mais bonitas pérolas do fado. Os temas estão agora compilados em três edições de luxo, ‘Os Fados da Alvorada’, que mais do que discos de fado são verdadeiros documentos históricos.
No total são 54 temas, 26 dos quais nunca antes editados em CD. Entre os nomes para ouvir estão Ada de Castro, Amália Rodrigues, António Chainho, Carlos do Carmo, César Morgado, Maria Amélia Proença, Maria da Fé, Maria Teresa de Noronha, Raul Nery, Tony de Matos, Fernando Farinha, Hermínia Silva ou Fernando Maurício.
Este foi o primeiro contacto de José Manuel Osório com o espólio da editora Alvorada, etiqueta para a qual gravaram todos os grandes fadistas portugueses mas não só. No total, foram revistos mais de 7200 discos. "Primeiro seleccionei o que era fado. Depois excluí, por decisão minha, todas as gravações que não fossem acompanhadas pelos instrumentos tradicionais do fado, ou seja, a guitarra e a viola. O que eu queria para esta colecção tinha de ficar fechado no universo do acústico tradicional. Foi uma opção, podia ter havido outras", explica em pormenor o investigador.
Os discos são acompanhados por fotos, textos biográficos e diversas notas explicativa

Sem comentários: