21 março 2010

MAIS UM PASSO NA CURA DO CANCRO?

Em vez de matar células cancerígenas com drogas tóxicas, cientistas de Harvard descobriram um caminho molecular que obriga essas células a envelhecer e morrer.As células cancerígenas espalham-se e crescem porque podem dividir-se indefinidamente. Mas um estudo em ratos mostrou que o bloqueio de um gene causador do cancro, chamado Skp2, forçou células cancerígenas a passar por um processo de envelhecimento conhecido como senescência - o mesmo processo envolvido na ação de livrar o corpo de células danificadas pela luz solar. Se for bloqueado o Skp2 em células cancerígenas, o processo é desencadeado, informou Pier Paolo Pandolfi da Harvard Medical School, em Boston em artigo publicado na revista "Nature".
A droga experimental contra o cancro MLN4924, da Takeda Pharmaceutical - já na primeira fase da experiência clínica em seres humanos - parece ter o poder de fazer exatamente isso, disse Pandolfi em entrevista por telefone. A descoberta pode significar uma nova estratégia para o combate ao cancro.

"O que descobrimos é que as células têm um mecanismo de adensamento para se colocar fora de ação", disse Pandolfi. "Serão assim impedidas irreversivelmente de crescer."

Sem comentários: