02 janeiro 2011

A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS







Conhecer pessoalmente quem conheceu online dá uma outra dimensão aos contactos profissionais em rede. Segundo Lee McQueen, fundador da Raw Talent Academy e ex-vencedor do programa televisivo O Aprendiz, "Os meios de comunicação sociais vieram mudar os contactos em rede. Porém, as suas ferramentas não se devem ficar por aí. Não se esconda atrás das mensagens de correio electrónico – conviva pessoalmente. É essa a base das boas relações profissionais."
2. Seja você mesmo
Não lhe serve de nada fingir ser alguém que não é; as pessoas vão ficar com a ideia que há algo estranho ou esquisito em si. Os contactos em rede também não significam vendas agressivas – trata-se simplesmente de fazer amigos. Esteja à vontade e seja você mesmo. "Você está lá para constituir o seu grupo de contactos úteis", diz Chris Oakley CBE, da agência de marketing electrónico Chapter Eight. "Alguns poderão nem vir a ser seus clientes; ou você pode vir a ser cliente deles, para aconselhamento especializado, competências ou componentes de que precise para melhorar o seu negócio. É esse o valor de uma rede de contactos."
3. Ouça e aprenda
Quanto mais ouvir, mais se concentra na pessoa com quem está a tentar estabelecer contacto e mais ela se vai lembrar de si. Parece contranatura, mas resulta. "'Ouvir activamente' é decisivo, resumindo e parafraseando para demonstrar que prestou atenção", diz Clive Rich, um negociador profissional que negociou acordos para Simon Cowell, Sony e MySpace. "O comportamento exploratório também é bom - colocar muitas questões abertas."
4. Pratique
Inicialmente, parece difícil estabelecer contactos em rede. Pode ser assustador entrar numa sala cheia de pessoas desconhecidas, mas é tudo uma questão de prática – por outras palavras, quanto mais vezes entrar numa sala cheia de estranhos, mais fácil se tornará. "O primeiro passo para se tornar num bom navegador nas redes de contactos é aventurar-se nelas", diz Will Kintish, formador em redes profissionais. "É assustador fazer algo novo, mas vale a pena pelas recompensas."
5. Dê seguimento a um contacto anterior
Os verdadeiros amigos conseguem sempre não se falar meses e meses sem problemas. Os conhecimentos profissionais já não se lembram de si na semana a seguir a se terem conhecido. "Não lhes compete lembrarem-se de si – cabe-lhe a si fazer-se lembrar e apenas o poderá fazer se tiver uma base de dados", diz Nigel Botterill, que fundou cinco negócios multimilionários nos últimos 5 anos, incluindo a The Entrepreneur's Circle. "É muito mais fácil expandir o seu negócio ou criar um novo quando tem uma boa base de dados."







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