25 abril 2011




Aposentos da Rainha D. Amélia

O Palácio Nacional da Pena reabriu ao público, após trabalhos de restauro e estofagem de todo o mobiliário, o Quarto da Rainha D. Amélia, que aparece agora com a pompa de outrora.
A cama de bilros, onde esta soberana passou a última noite antes de partir a caminho do exílio, está agora vestida com dossel, cortinados e cobertura de tecido de padrão da época bem assim os pendentes das duas janelas.
Este espaço, reabre com melhorias significativas ao nível da apresentação museológica das Colecções neste espaço e nas duas dependências contíguas ao quarto e que constituem os Aposentos da Rainha - o Quarto de Vestir e a Sala de Leitura.
Chama-se a atenção para algumas peças únicas em exposição nestes aposentos como Aquário do séc. XVI, época Jiajing, em porcelana da China, Contador/Guarda-jóias oferecido a D. Amélia pelos ourives da Casa Real, Leitão & Irmão, pelo conjunto de toilette em cristal e prata do séc. XIX, do uso quotidiano desta soberana entre outras.
Uma amostra do luxo de que se rodeava a corte portuguesa num dos seus palácios de vilegiatura, uma amostra da pompa real num país onde o povo morria de fome e doenças.  Marcas que os patos bravos e a burguesia actual, como herdeiros desses faustos, consegue manter face a uma população carente e estupidificada. 

Sem comentários: