29 agosto 2011

A BAIXA LISBOETA EM CRISE...

A Baixa Lisboeta a grande referência da Capital
O Expresso publicou uma boa reportagem sobre o estado de insolvência de grande parte do comércio tradicional de Lisboa e do Porto. O trabalho de Abílio Ferreira é esclarecedor. Os jornais existem para isto: dar e contextualizar notícias. Andamos fartos do spin das células reanimadas da Stasi ou da DINA.
Ponto: ninguém acerta nos números. O Instituto Informador Comercial diz que entre 1 de Janeiro e 22 de Agosto de 2011 houve 1066 falências. Estamos a falar de pequeno comércio. Uma média de 6 por dia. Mas o Informa D&B Portugal diz que foram mais de 4000 até 31 de Julho. Ou seja, 28 por dia. E a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que tem a obrigação de saber do que fala, avança: Estão a fechar mais de cem por dia. Por seu turno, um estudo do ministério da Justiça (sim, da Justiça), afiança que até 31 de Março fecharam 1250 lojas, 720 imobiliárias e 423 restaurantes. Mais 23% que no 1.º trimestre de 2010. Só na rua dos Fanqueiros, que vemos na imagem, estão fechadas 20 lojas. Na zona da Almirante Reis e adjacências, metade das lojas de mobiliário fechou. O cenário não é mais desolador porque lojas chinesas e paquistanesas têm ocupado os espaços devolutos.
Manuel de Sousa Lopes, presidente da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, diz o óbvio:
«Os empresários têm obrigatoriamente de renovar os estabelecimentos, mudar os horários e estar atentos às novas tendências dos consumidores...» À atenção dos patuscos...

Sem comentários: