30 novembro 2011

À BEIRA DO PRECIPÍCIO...

VÍTOR BENTO

Europa à beira do precipício corre o risco de desintegração


Europa à beira do precipício corre o risco de desintegração
O conselheiro de Estado Vítor Bento alertou ontem que a Europa está "à beira de um precipício" e que se a questão "for mal gerida" corre o risco de "depressão económica e, eventualmente, de  uma  desintegração".O presidente da administração da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), Vítor Bento, discursava no jantar debate da APGEI, no Porto, tendo defendido que "vai ser muito complicado resolver esta situação sem criar condições de crescimento" para os países da periferia.
"Estamos à beira de um precipício e se as coisas forem mal geridas a Europa pode entrar numa situação de crise bancária generalizada,  de depressão económica e, eventualmente, mesmo  de desintegração", alertou.
Segundo o conselheiro de Estado, "esta situação é muito parecida com a dos anos 30", acrescentando que "o Euro está a ser uma amarra muito forte para a qual não é fácil de arranjar uma solução".
Neste momento, acrescentou, "praticamente todos os países estão em situação de potencial insustentabilidade, portanto todas as dívidas estão praticamente em situação de insustentabilidade sendo  esta  a razão que explica por que é que a crise da dívida se tornou a crise urgente, não sendo ela a origem do problema", justificou.
Advertiu também  que "se não se resolver o problema do crescimento não se resolverão  as condições da dívida",  afirmando  que "a partir do momento em que se criou esta espiral negativa em que as taxas de juro atingiram determinado patamar será difícil voltar para trás.

Sem comentários: