14 março 2009

FISCHER PESSIMISTA


Joschka Fischer considera que o momento que a União europeia atravessa é sombrio e não acredita que ,desta vez, saia da crise com um novo impulso.O nosso futuro é a Europa, mas a Europa está em más condições. Perdemos a Constituição (europeia). O tratado de Lisboa está no limbo. Os Estados Unidos votaram para o futuro, sabem reiventar-se nas suas piores crises. A Europa está no caminho contrário”, declarou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros alemão numa entrevista publicada no El País.

Antigo líder de “Os Verdes” alemães, Fischer critica a falta de unidade na UE, as negociações nos corredores de uma Comissão Europeia fraca. “O que me preocupa é uma Comissão Europeia tão fraca como esta. O seu presidente (Durão Barroso) é o mais fraco. Infelizmente, a sua fraqueza será premiada com outro mandato. É preocupante, porque o mundo está a mudar rapidamente”.

Entre os apoiantes de um segundo mandato, Barroso conta já com os votos a favor da França, Alemanha, Espanha e Luxemburgo, beneficiando ainda da vantagem dos Governos de centro e de direita que são hoje, na UE, maioritários em relação aos socialistas. Portugal disse já em diversas ocasiões que apoiaria Durão Barroso, caso este decida avançar para mais cinco anos no topo da hierarquia comunitária.

No próximo sábado, Barroso entra oficialmente no seu último ano de mandato.

Sem comentários: