A NOVA POSE DE MANUELA FERREIRA LEITE NO PAPEL DE MENTIROSA
Maniqueísmo e falta de vergonha
Sabe-se que o Governo costuma ser acusado de só ver coisas boas na sua governação (apesar disso, parece que Santos Silva terá reconhecido recentemente que foram cometidos erros e José Sócrates também já o tinha feito no Parlamento durante o debate de uma moção de censura, salvo erro, do PCP).
Mas a oposição peca exactamente pelo oposto: não consegue ver mais nada senão defeitos, o que apenas descredibiliza o seu discurso. A intervenção de Manuela Ferreira Leite, ontem, é disso bastante sintomática. Com que então este Governo não fez nada, mas absolutamente nada de bom? Nem uma coisinha só? Não fez - como dizia MFL - uma única reforma???
Como é possível que alguém acredite nisto? Como é possível que alguém se deixe convencer por quem demonstra ter uma visão totalmente redutora, parcial e distorcida da realidade? (ela sabe que está a mentir!!)
É que, só assim de repente e sem ter de pensar muito, consigo lembrar-me de 8 ou 9 grandes reformas estruturais efectuadas por este Governo: a regularização das contas públicas; as novas leis das finanças locais e regionais; a reforma da segurança social; o 1.º ciclo a tempo inteiro com inglês, refeições, etc.; o PRACE; a criação de novas prestações sociais (complemento solidário para idosos, abono pré-natal, 13.º mês do abono de família e majoração do mesmo para famílias com vários filhos, etc.); o SIMPLEX; a informatização em massa do nosso sistema de ensino (e-escolas, Magalhães, etc.); as novas leis na nacionalidade e da imigração; a aposta consistente nas energias renováveis; a empresa na hora e a desmaterialização ou simplificação de diversas obrigações burocráticas; a rede de cuidados continuados e as novas unidades de saúde familiar; o novo Código do Trabalho; os programas de cooperação com Universidades estrangeiras de renome (MIT, Carnegie Mellon, Austin, Fraunhoffer, etc.); etc.; etc.;etc….
Agora, maniqueísmos à parte, o que não é aceitável é a falta de vergonha na cara! Nos últimos 5 anos Portugal passou por duas recessões: em 2003 e em 2008. Só que em 2008 todo o Mundo estava a entrar em recessão e vivia-se (vive-se ainda) o maior colapso financeiro desde a Grande Depressão, com origem nos Estados Unidos. Em 2003, a economia mundial florescia e apenas Portugal estava a marcar passo. Quem era a Ministra de Estado e das Finanças de então? Pois é: Manuela Ferrreira Leite.
Em face disto, MFL devia pintar a cara de negro e ficar bem caladinha e escondida a rezar para que ninguém se lembrasse do seu currículo, em vez de vir apontar o dedo ao actual Governo e acusá-lo da crise. É preciso ter uma lata!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário