27 junho 2011

A EVOLUÇÃO DE DARWIN

A Evolução de Darwin: Uma viagem à origem das espécies



A Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, está de cara lavada. A casa que outrora acolheu a família da poetisa Sofia de Mello Breyner Andresen acolhe, agora, Charles Darwin e um número sem fim de protagonistas de uma jornada que nos leva desde as origens da taxonomia aos mecanismos da transmissão da informação genética. Uma experiência evolutiva a não perder.
 Em 1831, Charles Darwin integra uma viagem à volta do mundo, como naturalista, a bordo do brigue Beagle. Refutando o imutável e o intemporal, Darwin constrói uma teoria que defende a evolução das espécies a partir de um ancestral comum através da seleção natural.
Rejuvenescida, a Casa Andresen abriu portas em Fevereiro com uma perspectiva histórica sobre o nascimento d’A Origem das Espécies. Entre plantas e animais, fósseis e minerais, artefactos e esqueletos, A Evolução de Darwin ganha forma quando enquadrada com a anatomia comparada de Georges Cuvier, a demografia de Thomas Malthus e a biogeografia de Russel Wallace. Até Jenny, a orangotango que desafiou Darwin a comparar os comportamentos e as expressões das emoções entre homens e animais, lá está. O quadro completa-se com o neodarwinismo, corrente que, no início do século XX, sintetizaria a teoria de Darwin com a genética moderna.

Sem comentários: