12 novembro 2009

AS ESCUTAS E O ICONOCLASTA

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público garante estar "muito atento" a qualquer processo disciplinar que venha a ser instaurado ao procurador do processo "Face Oculta", João Marques Vidal. Esta foi a única reacção de Rui Cardoso, secretário-geral do SMMP, depois de confrontado com as declarações do procurador-geral da República sobre o que se passou com as escutas ao primeiro-ministro, José Sócrates .
Escutas que devem ter apanhado o Primeiro Ministro a treinar palavras caras para esmagar adversários com a sua bagagem cultural, como aquela do iconoclasta que deixou o Herman José em palpos de aranha na entrevista de glorificação do Ministro Sócrates depois da façanha de trazer para Portugal o Campeonato Europeu de Futebol. Apanhar em escutas expressões pouco correntes, por vezes de dúbio sentido e de grande carga idiomática, é um perigo e o homem estaria perdido se não encontrasse na outra ponta do fio quem não o entendesse... Aí correria o risco de ir parar à fogueira!... Sobretudo com a atenção que o Sindicato está a prestar ao assunto das escutas. Tem sorte por se tratar de um sindicato de Magistrados, logo de pessoas de alto gabarito moral e intelectual, sem problemas para entenderem a linguagem rebuscada do nosso Primeiro Ministro e reconhecerem as suas ideossincrasias...
Ele nem é mau rapaz! Mas resolveu também encarnar aquele personagem de uma rábula da TV que exclamava: ...quantos são?!... quantos são?!... quantos são?!... Certamente não esperava que fossem tantos e tão determinados a fazer-lhe o funeral... Sortes de um iconoclasta no mundo de adoradores de bezerros de ouro e de imitação.

Sem comentários: