09 novembro 2009

ORÇAMENTO AMIGO DA MULHER

A ex-deputado do bloco, Joana amaral Dias, acredita que "todas estas medidas são muito positivas"
Depois da criação da nova secretaria de Estado para a Igualdade - a única novidade orgânica no Governo - e das prioridades estabelecidos no novo programa, o Governo quer dar corpo - e verbas - ao problema das diferenças entre homens e mulheres.
O i apurou que, a dois meses de ser apresentado o novo Orçamento do Estado (OE) e com os mapas de despesa a serem desenhados, está a ser feito um levantamento exaustivo em todos os ministérios dos apoios financeiros para esta área. Com um objectivo: perceber em que ponto está o III Plano Nacional para a Igualdade e aplicar as medidas necessárias, já neste próximo OE. Neste levantamento é sublinhada a necessidade de analisar as verbas que cada ministério afecta aos objectivos relacionados com a igualdade de género. Em 2009, Portugal caiu quatro lugares no Global Gender Gap Index 2009 (ver caixa) e a preocupação financeira sucede ao compromisso político: a nova secretária de Estado para a Igualdade - Elza Pais - terá a responsabilidade de aproximar Portugal do que já se faz na Europa em termos de "gender budgeting".
O que esta Joana não valeria em acção concreta, no real... liberta do pregador/confessor e de toda aquela gente esquisita...

Sem comentários: