13 novembro 2011

O QUE TEM GASPAR A VER COM ESTA GENTE?



Sabem os entendidos nestas coisas da economia, que Milton Friedman, economista norte-americano, Nobel da Economia (o que é mais uma prova de que o Nobel tem alguma tendência para cair no esgoto) foi um dos principais cérebros do monetarismo e do mais frio neoliberalismo... um eufemismo para designar o “capitalismo selvagem”.
Diz a História que Milton Friedman deixou a sua marca na governação de Nixon e Donald Reagan. Diz a História que ele e os seus “Chicago Boys”, nome porque ficaram conhecidos os seus cúmplices/discípulos, foram os cérebros da governação económica do ditador e assassino chileno Augusto Pinochet.São já várias as ocasiões em que alguns dos nossos jornais, revistas e blogs, me informam de que Milton Friedman é também uma espécie de guru ideológico do nosso narcótico ministro das finanças, Vítor Gaspar.
Pelo caminho que as coisas levam e a julgar pela catadupa de medidas deste ministro e do seu governo e, principalmente, a julgar pelo caminho para que elas apontam... assalta-me uma dúvida:
 Qual será o mais admirado por Vítor Gaspar? Milton Friedman, ou o próprio Augusto Pinochet?
Provavelmente estaremos  a exagerar... mas quem nos garante?! Daqui

Sem comentários: