14 maio 2009

CANSADOS! - HÁ PEDAGOGIA A FAZER...

«O que se passa connosco é dramático, porque o problema não se limita ao económico, o que por si sempre seria muito grave: o bloqueio, o descrédito e a falência institucionais cada vez mais se assemelham a muros que o cidadão não consegue transpor. É difícil resolver o mais pequeno problema no Portugal disfuncional de hoje e o País vai-se rendendo a um fatalismo tal que mais se assemelha a coma colectivo. Como se o futuro fosse uma circunferência fechada a cadeado e todos estivéssemos muito cansados desta ausência de perspectivas aliada a dificuldades constantes; tão cansados que não conseguimos reagir. Há um para quê quando se vê tanta impunidade por tanto lado.
Mas não é impossível reestruturarmo--nos numa lógica de aceitação de menos dinheiro, mais solidariedade e maior solidez no nosso desenvolvimento, com mais tolerância que é sempre difícil de pedir em concreto e sobretudo em situações de crise.
Que capacidade para nos reinventarmos vamos nós ter? Passa necessariamente por um debate alargado sobre o humanismo, para que se não repitam as desgraças e os horrores que normalmente surgem em época de depressões. Há pedagogia a fazer...»
(e pelos responsáveis de todos os quadrantes; ninguém está dispensado!)

Sem comentários: