16 maio 2009

A CRISE QUE SE ABATE SOBRE A ECONOMIA EUROPEIA

El mundoCLIQUE NO GRÁFICO PARA O AMPLIAR
El País, La economía europea sufre su mayor recesión desde la Segunda Guerra Mundial
"A crise atingiu com força a locomotiva económica europeia, que arrasta consigo o resto para a pior recessão em seis décadas. O produto interno bruto (PIB) da Alemanha sofreu no primeiro trimestre de 2009, uma diminuição de 3,8%, confirmando que o país mergulhou na maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial e levou a Europa a uma situação idêntica. O PIB da zona euro afundou-se nos primeiros três meses do ano 2,5%, a maior queda desde que há registo em 1995. Comparado ao primeiro trimestre de 2008, o colapso da atividade foi de 4,6% na zona euro e 4,4% no Veintisiete também com as taxas mais negativas da série, como foi confirmado. hoje pelo Eurostat, o Serviço de Estatística Comunitario.
Entre estatísticas a partir de 16 Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, juntamente com a Alemanha, a queda de 1,2% do PIB francês no primeiro trimestre do ano, que marca a entrada do país em recessão, atingindo seis meses consecutivos de declínio. Por sua vez
a contração do PIB italiano no primeiro trimestre de 2009 foi de 5,9%. O declínio no primeiro trimestre foi curto e as últimas previsões da Comissão Europeia, na semana passada, previa uma queda na zona euro e na UE em cerca de 2% sobre os últimos três meses de 2008 e cerca de 4% no primeiro trimestre do ano passado. As estatísticas confirmam a dureza do impacto da crise no coração da Europa, depois de ontem se ter conhecido que o Instituto Nacional de Estatística (INE) relatava uma queda de 2,9% do PIB espanhol para o primeiro trimestre 2008, sendo já o maior declínio na metade de um século, desde o início ano.O facto de tanto a economia na zona euro como a da UE terem verificarem uma quebra de quatro meses consecutivos, a diminuição da atividade também se tornou mais intensa. Assim, na área do euro, o PIB teve 0,2% de queda no segundo e terceiro trimestre de 2008, de volta aos 1,6% e no quarto a cair 2,5% nos primeiros 2009 . Do mesmo modo, a economia da Veintisiete caiu 0,1% no segundo trimestre do ano passado, 0,3% no terceiro, 1,5% no trimestre, para um mergulho de 2,5% entre Janeiro e Março deste ano.
El País, La economía europea sufre su mayor recesión desde la Segunda Guerra Mundial

Sem comentários: