16 maio 2009

CAVACO E A DIPLOMACIA DE SEDUÇÃO

Medeiros Ferreira, um dos protagonistas da adesão de Portugal à União Europeia ( era o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Mário Soares, de boa memória, quando se deu esse acontecimento histórico), comenta (no seu BICHO CARPINTEIRO) um curioso aconselhamento de Cavaco Silva aos Turcos, na sua recente viagem à Capadócia com sua mulher..., para estes usarem a sedução na estratégia com vista à almejada entrada da Turquia na UE, referindo ter sido o enleio da sedução 0 segredo do lân...guido... Portugal para se lhes escancararem as portas da CEE. Pois reparem no que, sobre o assunto, tem a dizer um dos principais obreiros da espctacular adesão, acusado agora de, com outros, se ter envolvido em manobras de sedução com a CEE:
-"É celebre a ária em que Scarpia desdenha da sedução como método para atingir determinados objectivos junto da cantante Fiora Tosca e elogia o ardor que lhe suscita a « conquista violenta», um sentimento só confessável quando se representa. Ora o nosso Presidente da República aconselhou os turcos de Kemal Attaturk a seduzirem a UE como os portugueses fizeram nos idos anos setenta e oitenta. Confesso que não tenho a mesma memória do facto. Só pela sedução não teríamos chegado lá..."
"Pelo que M.Ferreira aqui revela, somos levados a pensar que o Sr.Prof. Cavaco Silva ainda estaria, naquele tempo, na fase do pré-político, muito antes do período "deixem-me trabalhar" e completamente alheio aos acontecimentos. E agora é que terá descoberto o valor da diplomacia de sedução que procura utilizar com esmero, de tal sorte que nos seus séquitos ao estrangeiro (que também aproveita para realizar sonhos se sua mulher, conforme refere o EXPRESSO de hoje) parece que nunca falta uma fadista bonita e de voz sedutora para encantar os anfitriões. Daí, porventura, as suas sucessivas vitórias diplomáticas... Um doce para quem adivinhar quem é essa ... fadista-diplomata que tantos serviços tem prestado à Pátria amada... (Longe de nós estarmos aqui a insinuar que alguém ande a fazer turismo à nossa custa.)

Sem comentários: