14 junho 2009

TEORIAS DE MARX AINDA ACTUAIS



Além da barba longa e grisalha, é incomum imaginar que o pensador alemão Karl Marx (1818-1883) guarde qualquer outra semelhança com o alquimista francês Nostradamus (1503-1566), conhecido pela sua suposta capacidade de vidência. Mas, se o francês entrou para a história como um adivinho místico, o verdadeiro "profeta barbado" para "assuntos terrenos" parece mesmo ser o ateu convicto Karl Marx.
Livro explica a obra de Marx, seus principais conceitos e "profecias"
"O poder de previsão de Marx foi tão grande que o mundo em que vivemos acabou por tornar-se demasiado semelhante ao das tendências descritas pela sua obra", afirma o professor de Teoria da História da USP Jorge Grespan. Ele é autor de "Karl Marx", novo volume da série, no qual apresenta e analisa de forma sintética as principais ideias da obra do autor --incluindo, claro, suas "profecias".
"O surgimento dos conglomerados financeiros e industriais; a irradiação da forma de mercadoria a quase todos os produtos e relações sociais; o predomínio crescente da especulação financeira sobre a criação de valores efectivos --tudo isso está em "O Capital", diz Grespan na introdução do livro, que pode ser lida abaixo.
Para o autor, uma das mais importantes colaborações da obra de Marx é "desmascarar" a noção de que o capitalismo e sua dinâmica social, de simultâneo progresso e destruição, sejam "naturais". "Marx não nega os fenómenos do mercado, das decisões individuais, da liberdade de movimento dos agentes económicos; mas também não aceita que tais fenómenos sejam simplesmente dados naturais".
Ao explicar Marx e os seus conceitos... de alienação, mercadoria, capital, a perspectiva dialética do capitalismo, o fetichismo, a ideologia, a crise e a revolução-- Grespan faz entender o dinheiro, o capitalismo e as relações sociais. O livro traz ainda uma cronologia sintética dos principais eventos da vida de Karl Marx e bibliografia das principais obras de Marx e sobre Marx publicadas em português.

Sem comentários: