11 maio 2011

ALEMANHA - AJUDA FINANCEIRA A PORTUGAL

                                                                                                     Berlim deverá viabilizar o pacote de ajuda financeira a Portugal, mas continua a insistir que, para isso, o mesmo deverá contar com o apoio das principais formações políticas portuguesas. Uma boa oportunidade para varrer algumas de cena 
Clique para aceder ao índice do dossiê O resgate de Portugal
"Penso que o programa para Portugal vai ser aprovado", afirmou hoje na capital alemã Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças germânico, perante um grupo de jornalistas estrangeiros.
Para este responsável alemão, o programa de consolidação negociado pela troika é "ambicioso e realizável", mas agora cabe a Portugal "fazer o seu trabalho de casa" e garantir o compromisso das principais forças políticas em relação à implementação do programa após as eleições de 5 de junho, pois caso contrário não será possível obter o indispensável apoio do Eurogrupo: "A questão decisiva é que Portugal inteiro tem de perceber que é uma obrigação haver um compromisso das principais forças políticas, sem isso não será possível ter uma decisão nesse sentido".
Questão é de "interesse nacional"
Em relação ao ambiente pré-eleitoral em que se desenrola este debate, Schäuble faz questão de frisar que "Portugal tem que saber que esta questão é do seu interesse nacional e que só podemos deixar estes desenvolvimentos dependentes dos resultados eleitorais até um grau limitado. Por isso é importante que todas as forças políticas relevantes se comprometam".
Quanto ao conteúdo do programa, o ministro das Finanças alemão considera que as reformas estruturais que o mesmo contém para relançar a competitividade são "um ponto central" para responder ao principal "problema" português, a saber, "um crescimento económico insuficiente" durante anos a fio.
A comissão dos orçamentos da câmara baixa do Parlamento federal alemão deverá dar esta quarta-feira o seu parecer não vinculativo sobre o resgate financeiro a Portugal, mas que o Governo de Angela Merkel deverá seguir.

Sem comentários: