© Mário Cruz EPA()
O plano de ajuda a Portugal realizado pelo trio FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia está concluído e foi entregue ao Governo 21 dias após a chegada da missão técnica a Lisboa. Este plano supera os 80 mil milhões de euros inicialmente previstos.
Com uma duração estimada de três anos, o pacote de ajuda ao Estado português irá ultrapassar os 100 mil milhões de euros. Portugal assume-se, assim, como o segundo país a receber a maior ajuda financeira - atrás da Grécia (110 mil milhões), e seguido da Irlanda (85 mil milhões de euros).
Ainda assim, nem tudo se afigura positivo para Portugal. A ajuda externa terá inúmeras consequências como, por exemplo, para as autarquias que irão receber menos 350 milhões de euros até 2013.
A administração central, por sua vez, também será alvo de medidas de austeridade. Até Julho do próximo ano, o Governo deverá ter um plano que lhe permita "reorganizar e reduzir significativamente" o número de municípios e freguesias. Os 308 municípios e 4.259 freguesias terão então de ser reduzidos, sendo que as mudanças deverão entrar em vigor antes das próximas eleições autárquicas, em 2013.
Paralelamente, prevê-se uma redução de dois por cento no número de trabalhadores anualmente, entre 2012 e 2014.
Artigos relacionados:
PSD e CDS vão dizer que acordo com a 'troika' tem "coisas más, mas tem que ser assim" - L