11 maio 2011

A TRAPALHADA DO PSD SEGUNDO A MINISTRA

Ministra do Trabalho diz que proposta do PSD sobre TSU é uma "trapalhada"


*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***Nisa, Portalegre, 11 mai (Lusa) - A ministra do Trabalho, Helena André, considerou hoje uma "trapalhada...


Ministra do Trabalho diz que proposta do PSD sobre TSU é uma "trapalhada"
Ministra do Trabalho diz que proposta do PSD sobre TSU é uma "trapalhada"
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***
Ni - A ministra do Trabalho, Helena André, considerou hoje uma "trapalhada" a proposta apresentada pelo PSD sobre a redução da Taxa Social Única (TSU), desafiando o partido de Passos Coelho a falar a "verdade".
"Eu acho que é uma grande trapalhada aquilo a que estamos a assistir e gostaríamos de ter visto uma resolução e uma proposta da parte do PSD que fosse clara e falasse verdade aos portugueses", disse a governante em declarações à agência Lusa.
"O PSD diz-nos que temos que reduzir a TSU para aumentar a competitividade das nossas empresas, mas depois não nos sabe explicar como é que vamos compensar essa redução e o seu impacto em termos de segurança social", sublinhou.
A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social falava em Alpalhão, no concelho de Nisa (Portalegre), à margem da inauguração de uma creche, pertencente à misericórdia local.
"A nossa preocupação tem que ser manter a sustentabilidade do nosso sistema de segurança social e com uma redução de quatro por cento na TSU isso implica que a segurança social deixará de ter 1,6 milhões de euros à sua disposição", disse.
Para a ministra do Trabalho, perante todas as "incongruências" que o PSD tem dito sobre esta matéria, deve o povo português "exigir" um esclarecimento.
Helena André considerou "desastrosa" para a economia portuguesa a eliminação de uma das taxas do IVA (setor da restauração), de 13 para 23 por cento, considerando ainda que teria um efeito "devastador".
"A restauração, que é um dos elementos de competitividade do setor do turismo, tem essa taxa de 13 por cento e o aumento dessa taxa para 23 por cento teria um efeito devastador", disse.
A titular da pasta do Trabalho, que criticou a forma como Passos Coelho e Eduardo Catroga têm abordado o tema, considerou que o PSD "deve" aos portugueses uma explicação "clara" sobre quais são as suas "verdadeiras intenções".
"Por outro lado, não quer aumentar impostos, mas é incapaz de explicar como é que compensaria essa perda para o sistema de segurança social", observou.
Nesse sentido, Helena André disse que "suspeita" que a política que o PSD quer desenvolver está relacionada com a "necessidade de se privatizar" uma parte da segurança social, pondo em "risco" aquilo que é o "sistema de repartição e solidariedade".
"Por isso, eu acho que o que temos que exigir é que nos falem claro, que nos digam a verdade e que nos expliquem de uma vez por todas como é possível fazer isto tudo sem mexer nos impostos", concluiu.
Antes de Alpalhão, a ministra participou na assinatura do contrato local de desenvolvimento social do município de Ponte de Sor, tendo ainda participado no lançamento da primeira pedra de um lar de idosos, uma obra promovida também pela câmara local.
A ministra do Trabalho inaugurou ainda hoje à tarde a Residência Autónoma do Centro de Bem Estar Social de Arronches, assistindo depois em Elvas ao lançamento da primeira pedra do centro social daquela cidade.


        Sem comentários: