04 outubro 2011

DILMA ROUSSEFF OFERECEU COLABORAÇÃO AOS EUROPEUS


Dilma Rousseff disse hoje em Bruxelas que a União Europeia pode contar com o Brasil para sair da crise da dívida.
"Vocês podem contar connosco", assegurou Dilma Rousseff, no final da cimeira UE-Brasil.
O Brasil "está pronto a assumir a sua responsabilidade" nesta matéria, acrescentou a chefe de Estado brasileira.
A União Europeia (UE) pode contar com o Brasil para sair da crise da dívida, anunciou hoje, em Bruxelas, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
"O Brasil, e aqui estou certa que exprimo também a perspetiva das economias em desenvolvimento, está pronto a assumir a sua responsabilidade num espírito de cooperação. Somos parceiros da UE", assegurou Dilma Rousseff ao presidente do Conselho da UE, Herman Van Rompuy, e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
"Esse é um diálogo em que toda a América do Sul deve estar envolvida", disse a Presidente brasileira, acrescentando que "é por isso que os ministros das Finanças da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) irão encontrar-se nos próximos dias para coordenar posições comuns."
"Eu penso que é fundamental que haja uma coordenação das políticas entre os países para lidar com a situação económica actual", disse Dilma Rousseff, afirmando que o "único caminho" para sair da crise é uma política de estímulo do crescimento combinada com uma política responsável em matéria tributária.
"A História mostra-nos que só seremos capazes de superar a crise estimulando o crescimento, juntamente com políticas de estabilidade e políticas sociais que visem a criação de emprego e rendimento", disse.
"Adoptar ajustes fiscais recessivos não é o suficiente", insistiu. "É precisamente por causa das dificuldades na construção de um consenso político que o mundo hoje está numa situação difícil", sublinhou Dilma Rousseff, apelando ao "sentido de urgência histórica" dos líderes políticos.





Sem comentários: