06 outubro 2011

O PARTO DIFÍCIL DO ORÇAMENTO DO ESTADO - 2012

Parto difícil

O ministro das Finanças foi adiando a data-limite de entrega das propostas de orçamento dos serviços do Estado. Isso era a prova das dificuldades sentidas pelos serviços para meter o Rossio na rua da Bestega ou, dito de outra forma, para acomodar as propostas de orçamento nos pouco realistas plafonds impostos.
Foi possível ir acompanhando (aqui e aqui) a atabalhoada entrega das propostas de orçamento até ao dia em que o Ministério das Finanças, ultrapassado o último prazo fixado, decidiu que transparência a mais complica a governação: o sítio da Direcção Geral do Orçamento entrou em coma profunda e ninguém o conseguiu reanimar.

Assim sendo, a notícia hoje conhecida de que o Governo não consegue aprovar em Conselho de Ministros o Orçamento do Estado para 2012, falhando a meta que o próprio governo fixou em 7 de Julho, não é propriamente uma surpresa. É o sinal de que Vítor Gaspar está a pôr os pés no mundo real. E é muito provável que, desta feita, ele não peça desculpa pelo atraso, ao contrário do que fez quando chegou atrasado um minuto à sua primeira conferência de imprensa

Sem comentários: