08 outubro 2011


Miguel Sousa Tavares, Realidades, Mentiras e Vaidades, hoje no Expresso. Excerto relativo à secção Mentiras. Sublinhados meus:
«[...] Andam para aí uns amigos de longa data do dr. Jardim, gente que, no poder, lhe consentiu tudo em nome dos interesses do partido, a tentar convencer-nos de que ele não fez nada de mais que o eng.º Sócrates não tivesse feito também. Ora, convém recordar algumas evidências: o endividamento da Madeira é três vezes superior, em percentagem, ao do país, apesar de contribuir com zero para a receita do Estado e de não ter de suportar os chamados custos de soberania; que eu saiba, Sócrates foi acusado de criar défice, não de o esconder, deliberadamente: as SCUT, o BPN, as parcerias público-privadas, tudo isso foi feito à luz do dia e foi, muitas vezes, criticado pelo Tribunal de Contas — mas nunca este disse que tinha descoberto défices voluntariamente escondidos, conforme Jardim se gaba de ter feito na Madeira. E, ao contrário do que sucede na Madeira há 33 anos, Sócrates ia ao Parlamento de quinze em quinze dias prestar contas, responder à oposição, ser confrontado com as suas políticas. (Aliás, tanto isso nunca pareceu uma questão importante para o PSD que, na última campanha para as legislativas, a de 2009, se bem se lembram, o PSD de Manuela Ferreira Leite escolheu a “ameaça às liberdades”, e não o estado da economia ou das contas públicas, como cavalo de batalha).
A tentativa de confundir as circunstâncias do défice deixado por Sócrates com as de Jardim, na Madeira, é pura e simples desonestidade política. Mas ver alguém como Manuela Ferreira Leite (que foi quem inaugurou as artimanhas criativas para esconder o défice), a encabeçar essa campanha é deplorável. Porque será que os políticos acham sempre que as pessoas não têm memória? [...]»

Sem comentários: