02 novembro 2011

CRATICES

 



Cratices, hoje no Público:

«[...] Quase metade (46,7%) do pessoal da administração central está no Ministério da Educação. É um valor extraordinário. / Defendo, independentemente de todos estes cortes, que é necessário reduzir o número de disciplinas no ensino básico, que é necessário concentrar nas disciplinas essenciais, que é necessário eliminar a dispersão na oferta curricular, que é necessário reforçar o Português e a Matemática, que é necessário dar mais atenção à História, à Geografia, às Ciências, ao Inglês. / É preciso dizer isto com clareza: não estamos em época de contratar mais professores do que o estritamente necessário. Isto significa que vamos ter uma grande contenção na contratação de professores. / Nesta idade, a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no 9.º ano. / Apesar de todo o esforço que fizemos para racionalizar o recrutamento de professores, temos no sistema 1858 professores com horários zero. Era o número no final de Setembro. Isto é preocupante. / Não é admissível um aluno chegar ao 9.º ano, ao fim da escolaridade obrigatória, e ter dificuldade em ler um jornal. / Vamos tentar encerrar mais umas 300 escolas. / Quinze [universidades] parece-me de mais. [...]»

Se (não sou eu que digo, é o ministro Crato) um aluno chega ao 9.º ano, ao fim da escolaridade obrigatória, e tem dificuldade em ler um jornal, isso é motivo de despedimento com justa causa de uma pipa de professores de português. Certo? Ou é só uma frase de efeito?

Clara Viana, João d’Espiney e Miguel Gaspar foram os entrevistadores. Infelizmente, nenhum deles perguntou ao ministro da Educação o que pensa dos negócios que o actual governo andou a fazer na América Latina com os computadores Magalhães.
inDa Literatura««««
Já agora: onde estão os 200 mil manifestantes anti-Maria de Lourdes Rodrigues?
Ser-me-á permitido dizer que a classe de professores é uma cambada de borra-botas?!

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