18 abril 2011

A ÚLTIMA CEIA







A Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos não aconteceu na noite da Quinta-feira Santa, como manda a tradição cristã, mas realizou-se numa quarta-feira. Quem o diz é o especialista britânico Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge.
 "A 'Última Ceia' aconteceu numa quarta-feira, 1.º dia de Abril do ano 33", afirmou ao jornal "The Times" o professor, que é autor do livro intitulado "The Mystery of the Last Supper" ("O mistério da última ceia").
"Os especialistas em Bíblia e os cristãos acreditam que a última ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira, e a crucificação foi realizada no dia seguinte, às 09h00. O processo de julgamento de Jesus aconteceu em várias áreas de Jerusalém. Os especialistas percorreram a cidade com um cronómetro para ver como podiam ocorrer todos os acontecimentos entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. A maioria concluiu que era impossível", escreve o professor.
Para agravar a confusão, os apóstolos Mateus, Marcos e Lucas dizem que a última ceia foi uma refeição pascal, enquanto João afirma que aconteceu antes da Páscoa judaica.
O investigador afirma agora que "todos têm razão". O problema, explica, é que os apóstolos "se referem a dois calendários diferentes".
Conciliando os dois calendários, Colin Humphreys conclui que a Última Ceia aconteceu na véspera da Quinta-feira Santa, ou seja, quarta-feira.

Sem comentários: