16 agosto 2011

MORREU O FADISTA E INVESTIGADOR JOSÉ MANUEL OSÓRIO






O funeral do fadista e investigador de fado José Manuel Osório, falecido na passada quinta-feira, realiza-se quarta-feira às 13:30 para o cemitério do Alto de S. João, em Lisboa, informou fonte da Santa Casa da Misericórdia.
O corpo do fadista estará hoje, a partir das 17:00, na igreja S. Francisco de Assis, na avenida D. Afonso III, em Lisboa, disse a mesma fonte.Quarta-feira será rezada missa de corpo presente pelas 13:00, saindo em seguida o funeral para o cemitério do Alto de S. João, onde se realiza a cerimónia de cremação.
José Manuel Osório trabalhava recentemente numa pesquisa sobre a imprensa fadista e deixa pronto para publicar um texto de introdução à reedição do livro "O Fado e os seus censores", de Avelino de Sousa.
O musicólogo Rui Vieira Nery disse à Lusa que "ele estava a fazer um trabalho em duas direcções, por um lado trabalhar sobre a discografia do fado, sobretudo a dos anos 1950 e 1960, através do acesso que tinha aos arquivos da Movieplay", que por sua vez tinha outras etiquetas.
Por outro lado, "também estava a trabalhar muito sobre a imprensa periódica do fado desde o princípio do século XX" e "a levantar informação" sobre "as principais revistas", acrescentou.

                                                        
                                                                          

 
 

Sem comentários: