09 novembro 2011

A

 Jardim diz que sem solidariedade não há futuro

O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu hoje, no seu discurso de tomada de posse, uma maior solidariedade a nível nacional e europeu como forma de resolver os problemas criados pela crise financeira. E ao mesmo tempo, Alberto João Jardim pediu mais autonomia para a região.
LEIA AQUI NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE JARDIM
Num longo discurso de tomada de posse, um acto que faz de Jardim o político no poder há mais tempo em Portugal, houve duras críticas aos valores "neo-liberais" que levaram ao "capitalismo selvagem".
Para combater estas ideias, Jardim defendeu "uma estratégica federalista dos países europeus", que permitam a "solidariedade a ser equitativamente aplicada por todo o espaço europeu".
"É o momento de a Europa caminhar para uma maior integração, ou não vale a pena falar de 'projecto europeu'", afirmou.
Jardim assumiu estar "de acordo que são precisos fortes sacrifícios para se sair desta situação de catástrofe económico-financeira", dizendo que "ninguém se lhes deve furtar". Mas alertou: "Estamos no domínio da Política. O primado da Política é a dignidade da pessoa humana. E, sendo assim, é nestes termos que têm de ser temperadas e adaptadas, as soluções dos tecnocratas".

Sem comentários: