10 novembro 2011

É PRECISO DAR O BENEFÍCIO DA DÚVIDA

É preciso convencer Passos Coelho de que há "alternativas" à austeridade
O antigo Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que o primeiro-ministro é "um homem sério" que "está a fazer um grande esforço", mas que é preciso "convencê-lo" de que há alternativas à austeridade que propõe aos portugueses. "Eu acho que há alternativas [às medidas de austeridade do Governo] e têm de ser buscadas. E nesse aspeto eu não concordo com o primeiro-ministro", afirmou Mário Soares à saída de um encontro com o presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, em Lisboa.
"Mas acho que o primeiro-ministro é um homem sério e que está a fazer um grande esforço, isso tem de ser levado em conta", acrescentou o antigo Presidente, dizendo depois que é preciso "dar o benefício da dúvida" a Passos Coelho, embora "não no sentido de só fazer austeridade, mas convencê-lo de que além de crescimento económico é preciso trabalho, trabalho, trabalho".
Soares afirmou que aquilo que o "preocupa é que haja só medidas no plano da austeridade e que se esqueça as pessoas, que estão em primeiro lugar do que os números", referindo que é isso que estão a fazer os líderes europeus.
Para o antigo Presidente, "mais importante do que haver défice ou não haver, isso é lá com eles, veremos, é as pessoas não terem que comer, ficarem numa situação difícil, isso é que não pode ser".Soares recusou comentar medidas concretas propostas pelo Governo para 2012, no âmbito do Orçamento do Estado que o Governo enviou para o Parlamento, dizendo que aspetos como a do cortes de subsídios de Natal e férias a funcionários públicos e pensionistas, por exemplo, são "questões técnicas". DN

Sem comentários: