09 novembro 2011

ELEIÇÕES EM ESPANHA

Rubalcaba e Rajoy



Eleições em Espanha: sem ideias no meio da tormenta

Os dois principais candidatos às eleições de 20 de novembro, Alfredo Pérez Rubalcaba e Mariano Rajoy, confirmaram, no único debate realizado entre os dois, o que muita gente já suspeitava: nenhum dos dois tem grandes ideias sobre o que fazer para tirar o país da profunda crise econômica na qual se encontra. E as propostas que pretendem implementar são ocultadas por seu caráter anti-popular. O conservador Rajoy segue liderando com ampla folga as pesquisas. Alfredo Pérez Rubalcaba e Mariano Rajoy confirmaram, segunda-feira, aos espanhóis algo que muitos já intuíam: que nenhum dos dois tem grandes idéias para sair da profunda crise econômica na qual se encontra o país e que ambos ocultam do eleitorado parte das medidas que tomariam se chegassem ao poder, porque sabem que são antipopulares.
Tudo isto não lhes impediu de montar um bom show durante 100 minutos em que o candidato socialista atacou o seu rival como se  estivesse já está na oposição e Rajoy na posse   do governo.  O candidato conservador  limitou-se  a tratar de não fazer ondas com temas que incomodem os  seus eleitores ou preocupem demasiado o eleitorado de esquerda que, segundo afirmam as sondagens, no próximo dia 20 de Novembro  se absterá ou dará o voto a outras formações mais à esquerda do Partido Socialista.
 O tom do debate foi, desde o começo, um tanto fora de tempo. Parecia que os dois candidatos estivessem a debater na campanha eleitoral de 2008, aquela que colocou frente a frente Mariano Rajoy com o atual presidente de governo, o socialista José Luís Rodríguez Zapatero e não na atualidade

Sem comentários: