11 novembro 2011

E NÓS POR CÁ... ESTAMOS ENTREGUES À BICHARADA...


Em Itália o Presidente da República não é eleito por sufrágio universal. A sua eleição faz-se em colégio parlamentar. Mas isso não impediu Giorgio Napolitano de dar um murro na mesa. Membro do Partido Comunista Italiano entre 1945 e 1991 (o PCI foi extinto em 1991), homem de esquerda sem complexos, não está disposto a ver a Itália levar a Europa para o buraco. O mais tardar na próxima segunda-feira, a Itália terá um novo governo, sem recurso a eleições.
Começa a ser inquietante o exercício da governança directa. Primeiro a Grécia, agora a Itália. Entre a democracia e a moeda, a Firma impõe a doutrina do Mercado
.E nós por cá?
Nós por cá, OE aprovado, promulgado e publicado, vamos acordar um dia (antes ou a seguir ao Carnaval?) com o anúncio de que Cavaco, em nome da salvação do euro, decidiu substituir o governo em funções por outro de sua iniciativa. Sem Passos, naturalmente. Tão certo como dois e dois serem quatro...  aventa o preclaro Eduardo Pitta no seu excelente Da Literatura.
  Se Cavaco tivesse coragem e conseguisse pôr a traquitana a navegar em águas tranquilas do Euro seria a oportunidade de merecer um lugar de destaque na História... Entretanto isto anda entregue à bicharada que compõe o actual governo.
“Receio que possamos estar no limite dos sacrifícios.”Presidente da República, após conhecer a brutal Proposta de Orçamento do Estado para 2012

Sem comentários: