07 novembro 2011

GOVERNO ALEMÃO AMEAÇA GRÉCIA!!!

A Alemanha ameaçou hoje 'empurrar' a Grécia para fora do euro, caso Atenas não cumpra as reformas económicas acordadas com o FMI e a União Europeia em troca da ajuda financeira. "Não deve haver atrasos no processo de reformas. Os gregos têm uma escolha: reformas no espaço do euro ou nenhuma reforma e abandoná-lo. Não há um terceiro caminho", afirmou hoje o ministro da Economia alemão, Philipp Rösler, em declarações ao jornal alemão Bild.
Questionado sobre se os gregos são ingratos, Philipp Rösler respondeu que "o Governo grego tem, no mínimo, de entender que nalguma altura a nossa paciência acabará".
O governante alemão foi ainda questionado sobre a possibilidade de a Alemanha vir a realizar um referendo sobre novas ajudas à Grécia, respondendo que "imagina" a realização de consultas públicas sobre a cedência de maiores poderes à União Europeia. "Legalmente não são permitidos referendos sobre questões financeiras. Tais votações poderiam ser sujeitas a abusos populistas", ressalvou.
Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) deverão formalizar hoje, em Bruxelas, a suspensão do pagamento da sexta parcela do primeiro resgate à Grécia, avisando Atenas que as condições para receber a sexta tranche não mudaram, apesar de o país ter chegado ontem a acordo para a formação de um Governo de unidade nacional. O Eurogrupo deverá exigir um compromisso claro das autoridades gregas com o segundo programa de ajustamento. A partir de meados de Dezembro, a Grécia tem uma série de vencimentos de dívida de credores internacionais e precisa da sexta tranche de oito mil milhões de euros

Sem comentários: